Contagem regressiva

domingo, 10 de maio de 2009

Quantos padrinhos posso convidar?

Quantos padrinhos posso convidar? Essa foi uma grande duvida para o meu casamento, que vai ser uma cerimonia simples e rápida já que Henrique é espirita. Vamos casar numa chácara com o juiz e um palestrante para tornar o momento um pouco mais intimimo.
Achei esse artigo na net que pode tirar nossa duvidas.
Inicialmente, uma explicação: - As pessoas que convidamos para o altar no dia de nosso casamento, são Testemunhas do Casamento. Não são padrinhos ou madrinhas. Nossa tradição brasileira chama de madrinhas e padrinhos,mas são testemunhas, isto é, estão lá para confirmar a união que está sendo celebrada, por isso assinam o documento final. Testemunharam o ato! Padrinho e madrinha são aqueles que nos acompanharam no Batismo, na Crisma e que nos acompanham sempre durante nossa vida, pois assumiram um compromisso diante de Deus. No casamento, o compromisso termina no final da celebração. Testemunharam e pronto. Sabemos, sim, que muitas destas testemunhas se tornam verdadeiros amigos, verdadeiros irmãos mais velhos, verdadeiros pais e mães em momentos de dificuldades. São pessoas de nossa confiança. Por isso não podemos convidar pessoas que fracassaram no casamento pera serem nossas
Testemunhas. Pessoas divorciadas, separadas, que não casaram na Igreja, podem ser testemunhas do civil. Na Igreja devem ser pessoas que compartilham a nossa Fé e acreditam nos mesmos valores que nós acreditamos, principalmente na força do Sacramento.
Agora, respondendo à pergunta sobre o número de testemunhas. Isto depende do bom senso. Se a Igreja é grande, pode ser maior o número. Se a Igreja é pequena, posso comprometer o espaço celebrativo, impedindo a circulação normal das pessoas e do Sacerdote. Bom é ir assistir a alguns casamentos na Igreja escolhida e ver o que acontece. Bom é conversar na Secretaria da Paróquia e perguntar sobre este assunto. Me recordo muito bem do casamento da Sônia e do Anselmo, que não quiseram meros figurantes no altar no dia do Sacramento do Matrimônio, tão bem preparado. Por duas vezes fizeram reunião com os convidados para testemunhar o ato importante em suas vidas.
Conversaram, rezaram juntos, combinaram detalhes, tomaram um chá bem partilhado. No dia do casamento tudo foi muito bonito e celebrado. E as testemunhas continuam a manter o círculo de amizade e de fé. Costumam reunir-se no aniversário do casamento. Formam uma família de amigos.

3 comentários:

  1. olha, eu discordo
    não acho q as pessoas falham no casamento pq querem e não acho q só por isso elas não possam nos abençoar ou serem nossas testemunhas, mas enfim, eu acho q devemos chamar quem importa pra gente, quem gostamos e quem realmente torce por nós
    ah, pra salvar as imagens, tenta dar um print screen, o famoso ctrl+c e depois cola
    comigo funcionou
    =)

    ResponderExcluir
  2. Tem selinho pra você no meu bloguinho...

    Beijinhosssss

    ResponderExcluir
  3. Oi flor,

    Acho que na escolha dos padrinhos é preciso ter muito bom senso e entender bem a função que eles exercem no casamento.
    Tem muita gente que se convida, e tem muita gente que é amigo e a gente acha que tem obrigação de convidar..., mas nem sempre é assim.

    Beijokasss

    Livia

    ResponderExcluir

Meu casamento

04/09/10