Contagem regressiva

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Como economizar na balada !

Encontrei essa reportagem no site da uol e achei o máximo para nos noivinhas que estamos precisando economizar.
Economizar na balada é possível? De acordo com o diretor de fiscalização do Procon de São Paulo, Paulo Arthur Góes, é sim, desde que o consumidor esteja ciente de seus direitos - e exija que eles sejam respeitados. As regras podem variar de cidade para cidade. Em São Paulo, por exemplo, é direito do baladeiro não pagar consumação junto com a entrada. A casa pode cobrar ou um, ou outro. Também não é permitida a multa abusiva, caso o cliente perca a comanda. "Além disso, é obrigatório que todos os clubes tenham bebedouros", completa Góes. Todas as casas noturnas são obrigadas a ter água potável, de graça, para os clientes.
Fique atento às cortesias
Na maioria das danceterias espalhadas pelo Brasil costuma-se oferecer passe livre ou outras cortesias aos aniversariantes e seus convidados. Vale ficar atento às comemorações dos amigos - ou mesmo incentivá-los a festejar a data nas baladas.
Faça contatos
Fazer novos contatos sempre é ótimo para garantir a economia. Ir ao mesmo lugar com freqüência ajuda você a se tornar conhecida entre os notívagos. Um papo aqui, outro ali, de repente você vira íntima de promoters e barmans. Quem sabe rola de ter seu nome na lista ou descolar um drinque?
Aproveite promoções
Se o caso é de falência total, tente jogar com a sorte. Sites como http://www.obaoba.com.br/ e http://www.guiadasemana.com.br/ oferecem ingressos promocionais. A outra opção é ficar ligado em programas de rádio, que sorteiam vips entre ouvintes. "Vale procurar casas noturnas onde mulheres não pagam entrada até meia-noite ou ganham bebidas", aconselha Fábio Aguayo, presidente da Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar).
Planejamento mensal
Fazer um planejamento mensal e estabelecer quanto gastar em cada saída é uma boa. Parece burocrático, mas evita surpresas no fim do mês. Dessa forma, você pode mesclar baladas em lugares badalados - e, portanto, mais caros - com outras nem tanto, mas que também podem ser divertidas.
Dicas simples
- Faça um "esquenta" (beber antes da balada) naquele boteco onde a cerveja é mais em conta. - Rache o combustível ou o estacionamento com alguém. Ou vá de carona. - Coma antes de sair de casa ou dispense a esticada até a lanchonete no fim da noite. - Anote os gastos. Veja onde exagerou e economize na próxima.
Minha economia:
  1. Diminui às saídas;
  2. Salão só de 15 em 15 dias;
  3. Limpeza e hidratação em casa;
  4. Parei de locar filmes;
  5. Nem passo pelo shopping para não cair em tentações;
  6. Nada de conhecer restaurantes novos;
  7. Casamento fora da cidade e festa fora da cidade nem pensar;
  8. Comprar roupa nova nem no sonho;
  9. Parei de dar presente de aniversário para amigos e parentes;
  10. Lanches fora de casas também cortei;

Estudei em Publicidade e Propaganda todas essas armadilhas, mas não custa nada relembrar para não cair em tentação.

8 armadilhas comuns em supermercados e shoppings

  1. O cliente não pode andar rápido! E jamais chegar rapidamente ao seu destino. Usualmente, você só coloca itens no seu carrinho se fizer uma breve parada, ou reduzir a velocidade. Por esta razão, a loja faz o possível para que você pare várias vezes ao longo do seu caminho, e tenha tempo de olhar as ofertas à sua volta. O supermercado já é desenhado tendo em vista este objetivo (bastam 2 clientes para criar um congestionamento em qualquer curva, e fazer todo mundo parar ou andar beeeeem devagar), e ainda há dezenas de truques catalogados, como os corredores de ovos de páscoa, atrações com forte apelo para crianças (um forte estímulo para famílias pararem), atrações para adultos, escadas rolantes internas, distribuição de amostras, cafezinho, etc. Seria fácil acabar com os congestionamentos nas escadas rolantes dos shoppings, mas a quem isso interessaria?
  2. Os itens que você compra com mais freqüência estão longe: geralmente no fundo ou na lateral da loja. Já os itens com maiores margens de lucro, que você compra por impulso ou em ocasiões especiais estão logo na entrada, e você tem que passar por vários deles até chegar à padaria, aos refrigerentes ou às frutas e verduras. E depois tem que passar por eles novamente na volta. Dupla chance para o impulso de compra acontecer!
  3. Os itens mais procurados estão sempre no meio do corredor: E a razão é simples: para chegar até eles, você terá que passar por um caminho maior, vendo todos os demais itens daquela seção. E a loja estará fazendo o possível para que o impulso de compra se manifeste neste caminho.
  4. Os preços e quantidades são escolhidos para dificultar as comparações: ou pelo menos sem a preocupação de facilitar a comparação. Muitas vezes a comparação intuitiva (sem de fato fazer a conta completa em sua mente) leva o consumidor a não perceber qual seria de fato a opção mais vantajosa para ele.
  5. Os itens mais comprados por impulso estão na fila do caixa: Todo consumidor passa longos minutos de tédio na fila para pagar, e a loja tenta garantir que ele tenha um bom suprimento de produtos pequenos e com alta margem de lucro ao seu redor: DVDs, revistas, chocolates selecionados (e sempre em embalagem individual), e até mesmo refrigerantes gelados, com forte apelo de consumo para quem passou uma hora arrastando um carrinho por uma área do tamanho de um estádio de futebol.
  6. Os produtos mais caros estão na altura dos seus olhos: Procure a prateleira das pastas de dente, ou a do sabão em pó, e compare. A marca ou tamanho com maior margem de retorno para o supermercado estarão na altura dos seus olhos. As opções econômicas tendem a estar no nível do chão, e estariam no subsolo se o lojista conseguisse dar um jeito.
  7. A ilusão do produto “classe A”: produtos com maior margem de lucro muitas vezes têm como seu diferencial apenas uma idéia ou conceito, no qual você é levado a acreditar apenas porque ele vem em uma embalagem diferente, ou porque é colocado em uma “área nobre”, ou - principalmente - devido aos comerciais dele na TV. Isso não significa que não existem produtos nobres, mas sempre pare para pensar se o diferencial é real ou apenas uma ilusão.
  8. O tamanho do carrinho: Lojas de departamentos e supermercados procuram oferecer carrinhos de compras espaçosos, para facilitar o surgimento da sensação de que ainda há muito espaço disponível, portanto você ainda pode pegar bem mais itens. Compare os carrinhos disponíveis em hipermercados que investem pesadamente em marketing, e o do mercadinho da sua rua: é bastante provável que o do hipermercado (onde há verba disponível) seja sempre novo, de 2 andares (o dobro da área que você percebe como vazia), mais largo que o usual. Quem tem verba de marketing e pesquisa a psicologia do consumidor sabe que vale a pena investir nesta sensação.

3 comentários:

  1. Oi, Thalya!
    É imprescindível a redução de gastos nessa época de preparativos de casamento. Qualquer centavo que você puder economizar será utilizado em alguma coisinha!
    Achei essas dicas maravilhosas!

    Se precisar de alguma ajudinha, é só perguntar, tá!

    Beijinhos...

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  2. Oie, gostei muito das suas dicas, e nós sabemos o quanto precisamso economizar...
    Tem um selinho pra v cno meu blog!!!
    Bjocas!

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  3. kkkkk, super legal... e sobre a cervejinha no boteco da esquina é o melhor... nós fazemos sempre isso
    kkkkk

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Meu casamento

04/09/10