Contagem regressiva

sexta-feira, 8 de maio de 2009

A crise x Casamento

Gente minha amiga mandou essa reportagem hoje e achei super interessante. E é exatamente o que estou fazendo para economizar no meu casamento.

Crise chega ao altar e noivos cortam gastos na hora do sim Qui, 7 Mai, 17h31 . SÃO PAULO - A crise financeira internacional chegou ao altar e, para não adiar a tão esperada hora do sim, muitos noivos estão cortando os gastos com a cerimônia e a festa de casamento. De acordo com a cerimonialista carioca, Emanuelle Missura, os primeiros a sentirem a redução dos gastos são os parentes e amigos mais distantes, visto que, para economizar, a primeira medida do futuro casal é diminuir a lista de convidados.

"O casamento é a realização de um sonho, por isso, mesmo com crise, as pessoas não deixam de casar. Contudo, os noivos, especialmente da classe média, estão optando por cerimônias mais intimistas, somente com os amigos e parentes mais próximos, já que tudo em um casamento é cotado por pessoa", diz.

Supérfluos

Além de listas menores, quem for a um casamento em tempos de crise deve sentir falta das tradicionais lembrancinhas, de bebidas mais sofisticadas e de música ao vivo. "As pessoas estão cortando supérfluos, trocando a música ao vivo pelo DJ, o jantar pelo coquetel e economizando bastante na decoração", revela a cerimonialista. Confirmando o relato de Emanuelle, alguns prestadores de serviços já estão sentindo os efeitos da crise no bolso. É o caso do coral Allegro, que, segundo o maestro e proprietário, Renato Misuik, entre os meses de setembro e dezembro, notou uma diminuição significativa na procura por orquestras e cantores de casamento . O mesmo ocorreu no setor de aluguel de automóveis. Em entrevista à Agência Brasil, Fernando Deodato, que trabalha com aluguel de carros para noivas, disse que seu negócio registrou queda desde o começo da crise. "Alguns casais pedem apenas os serviços de motorista para economizar", contou.

Outras medidas

Outra tendência apontada pela organizadora de casamentos, Emanuelle Costa, é a realização de cerimônias diurnas. "Casando de dia, o casal não terá despesas com iluminação, as roupas podem ser mais simples, além da possibilidade dos noivos cortarem o uísque e não precisarem servir vinho tinto, por exemplo, que só deve ser servido em cerimônias noturnas." Contudo, alerta a cerimonialista, "se a pessoa tiver de viajar, pois quer realizar uma cerimônia na Serra, por exemplo, ou mesmo optar por servir um almoço, ela pode gastar mais do que gastaria com um coquetel durante à noite". Por fim, ela orienta aos casais que estão pensando em se casar que se programem com antecedência e realizem uma boa pesquisa de preços, devendo observar sempre a qualidade e optando pelo melhor custo-benefício, e não simplesmente pelo mais barato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu casamento

04/09/10